Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sugestão Culinária #15

por FOS, em 20.03.15

Dicas de como aproveitar os restos de comida  

images.jpg

Já passou com certeza por diversas situações em que mesmo não querendo, ou se sentindo mal, acabou por deitar fora restos de comida das travessas, saladeiras, etc. Saiba então que há truques muito simples que podemos utilizar para aproveitar os restos de comida que sobram das refeições. E enquanto muitos desperdiçam, há lugares no mundo onde até ao lixo se vai para arranjar comida.

Seguem algumas dicas de como aproveitar melhor a comida que sobra…

 

Guarde a comida no frigorífico

frigorífico.png

Certas comidas podem ser guardadas alguns dias no frigorífico e certos alimentos, depois de cozinhados, podem ser congelados: o frango estufado, a feijoada, o molho à bolanhesa, etc. Tenha em atenção que há alimentos que não devem ser congelados, como por exemplo, o arroz com molho, batatas, maionese, pudim, iogurtes e que a fruta só poderá ser congelada se estiver cozida ou reduzida a puré.

 

Poupe na quantidade de comida no prato

comida.png

Na hora das refeições não encha demasiado o seu prato ou o prato das outras pessoas. Repita se for necessário, evitando assim que sobre comida e a tenha que deitar fora.

 

Aproveite a fruta e o pão

 

images.png

A fruta muito madura poderá ser usada para fazer batidos e/ou sumos de fruta. Pode ainda usá-la para confeccionar doces ou geleias.

O pão é um dos alimentos que poderá sempre congelar, com a vantagem que uma vez descongelado estará sempre fresquinho como quando o meteu no congelador. Além disso, o descongelamento do pão é um processo bastante rápido.

 

 O que fazer com os restos não aproveitáveis?

  restos.pngrestos 1.pngimagesL98LTDGK.jpg

Existem restos que inevitavelmente têm de ir para o lixo. Porque não dedicar-se à compostagem? Para quem não sabe a compostagem doméstica é uma técnica milenar, praticada há mais de 5 mil anos, e acontece quando transformamos o lixo doméstico em adubo para a terra. Para fazer compostagem pode usar-se restos de leite, borras de café, cascas de frutas, iogurtes, sobras de verduras e legumes.

Com um pouco de esforço poderá poupar bastante dinheiro e evitar o desperdício!

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas do Blog:

publicado às 17:35

footer

As publicações desta página são da inteira responsabilidade e autoria da FOS - Essência da Partilha - excepto quando referido o contrário. Não está autorizada a partilha de qualquer conteúdo, sem informação e autorização prévia por parte dos autores do Blog.


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Contactos

Encontre abaixo os nossos contactos:

E-MAIL

formacao.ocupacional.seniores@gmail.com

TELEFONE

969 192 186 (Escola) | Vânia (Coordenadora FOS): 912 993 415

MORADA

Escola Primária do Cardal | Rua Miguel Torga, s/n - Cardal | 2260-517 Vila Nova da Barquinha


Deixe-nos uma mensagem

calendário

Março 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Pesquisar

Pesquisar no Blog