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Dica da Semana #11

por FOS, em 21.11.14

Envelhecer com qualidade


Saiba como conseguir um envelhecimento activo

 

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Envelhecer é um processo natural, no entanto, isso não supõe que o idoso esteja determinado à ausência de saúde ou à falta de acesso aos meios necessários, que possibilitem o usufruto da qualidade de vida.


Encontrar o equilíbrio, de modo a que os idosos consigam um envelhecimento activo, deve ser também uma tarefa destinada e exercida pelo conjunto da sociedade.


É importante que as pessoas que estão na terceira idade procurem ter como meta um estilo de vida activo. Neste sentido, é necessário procurar um tipo de actividade que lhe dê prazer, divertimento e satisfação.

 

Na prática de actividades físicas e de cuidados de beleza, vários benefícios são adquiridos, tais como a diminuição da depressão, a melhoria da auto-estima, a manutenção dos reflexos, a flexibilidade, a mobilidade, entre outras.


Melhorar a qualidade de vida das pessoas mais velhas é uma atitude actualmente levada muito a sério, uma vez que se entende que pode dar origem a menos doenças, ou pelo menos a adiar o seu aparecimento.


A massagem é um dos meios que se pode utilizar para se manter a qualidade de vida dos idosos, ajudando-os e aliviando-os dos problemas mais comuns que aparecem com a idade: artrite, reumatismo, fadiga muscular, perda de elasticidade das cartilagens e dos discos intervertebrais, cansaço geral, ansiedade, depressão, além do mau funcionamento dos órgãos internos, especialmente do coração.

 

Massagem na 3ª idade – Aspectos fundamentais


A técnica de massagem para idosos não é muito diferente da massagem normal, no entanto, as técnicas utilizadas necessitam de ter em consideração que o corpo envelhecido tem que ser movimentado com mais cuidado.


O idoso deverá deitar-se de forma cuidadosa na cama de massagem, numa posição que permita receber o cuidado. As mãos e os pés são membros muito afectados pela idade. Uma massagem nas mãos ou uma massagem nos pés dar-lhes-á a consciência deste membros, melhorando a circulação sanguínea e trazendo mais bem-estar.


As articulações que estejam inflamadas não são massajadas, os alongamentos não devem ser muito vigorosos, as áreas afectadas não devem ser exercitadas em demasia, ao contrário das articulações saudáveis.

 

Resultados da massagem


- A pessoa vai respirar melhor, logo aumentará a sua vitalidade e estimular toda a sua função.

- A temperatura basal aumenta. Como os idosos têm sempre frio todas estas manobras servem para aumentar a temperatura da pele pois esse calor dá-lhes vida.

- As fricções e o movimento constante resultam numa flexibilidade e tonificação dos tecidos e dos músculos que permitirão ao idoso ter mais força para realizar diversos actos quotidianos.

 

Para fazer em casa


O movimento é essencial, assim, principalmente para que tem artroses, brincar com plasticina pode ser um bom exercício. Para além disso, o idoso pode ainda disponibilizar um recipiente com água muito quente e sal grosso e outro com gelo para colocar as suas mãos e/ou pés. O procedimento indicado para este banho de contrastes é fazer 3 minutos de quente e 1 minuto de frio. Enquanto tem as mãos e/ou pés na água, o ideal é ter nesses recipientes algumas bolinhas para que as possa agarrar.

8 Dicas para um envelhecimento activo:

- Exercite o corpo;

- Coma bem e faça escolhas saudáveis;

- Revitalize e estimule a mente;

- Explore a sua sexualidade;

- Relacione-se com os outros;

- Sinta-se seguro;

- Seja positivo;

- Optimize o seu bem-estar.

 

Fonte: http://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/envelhecer-com-qualidade

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publicado às 17:23

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