Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Dica de Informática # 2

por FOS, em 06.02.15

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

 

5099668_acer_portatil_e1-571_exclusivo.jpg

 

 

Ter um portátil é a vontade de muitos, pois este é um equipamento compacto e móvel. Para muitos a compra de um portátil é considerado um investimento de grande valor.

 

1 - Memória
Para a escolha da memória deve ter em conta o tipo de actividade que vai querer desempenhar no portátil. Hoje em dia todos os computadores vêm equipados com o Windows Vista, e como tal, 1 GB de memória é necessário para que este seja executado com alguma rapidez. Mas se realmente procura um portátil rápido, procure um com 2 GB ou mais de memória, já que entre 1 GB e 2 GB no Windows Vista se nota uma diferença significativa. Esta quantidade de memória é igualmente recomendada para aplicações 3D, como jogos ou software de edição gráfica 2D e/ou 3D.

 

2 - Processador
Quanto ao processador, é recomendado escolher um que seja da nova geração da Intel ou AMD. As de nova geração são as recomendadas devido à sua capacidade de processamento, poupança de energia e baixa taxa de aquecimento, deste modo à uma maior duração da bateria e um maior desempenho.
Em Intel, os processadores Core 2 Extreme são considerados os de gama Elevada, os Core 2 Duo de gama Alta, os Core Duo de Média e os Core Solo 2 e Core Solo são os de Baixa.
Em AMD, os processadores Turion 64 X2 são os de gama alta, os Athlon 64 X2 os de média e os Sempron de baixa.

 

3 - Bateria
As baterias são um aspecto importante num portátil, embora a sua duração varie consoante a utilização que se lhe esteja a ser dada. O uso dos novos processadores é um dos factores importantes para a poupança desta. São recomendadas o uso de baterias de iões de lítio, pois estas têm mais carga e uma vida útil mais prolongada. Estas novas baterias permitem também “fazer o que se quiser delas”, noutras palavras, não é necessário ter qualquer tipo de atenção especial, não se devendo apenas deixar que estas descarreguem por completo. Na primeira utilização deve-se deixar a bateria carregar 8 horas sem que o portátil esteja em utilização. Para quem pretende realmente bastante tempo de bateria, existem alguns modelos de portáteis que permitem adicionar uma bateria extra, por exemplo retirando a drive de CD/DVD e adicionar a segunda bateria.

 

4 – Disco Rígido
Os discos rígidos para portáteis são mais pequenos em todos os aspectos, tamanho físico e capacidade de armazenamento. Isto faz com que os discos sejam consideravelmente mais caros do que os discos para computador de secretária. A escolha de um disco com grande capacidade deve ser feita caso o utilizador pretenda o armazenamento de grandes quantidades de informação, caso contrário vai estar a pagar mais por algo que não vai usar. Os discos mais comuns são os de 120 GB, 160 GB, 200 GB e 250 GB. Menor do que 120 GB não deve escolher e superior a 250 GB não é necessário.

 

5 - Unidade de CD/DVD
A Unidade de CD/DVD já é algo que vem incorporado em todos os modelos. Estes permitem todos gravar DVD bem como CD. As drives de disquetes já não vêm incorporadas nem como acessório. Alguns modelos de portáteis já incorporam as unidades dos novos formatos como HD DVD e BlueRay, como é o caso da Vaio.

 

6 - Ecrã
Nem sempre o facto de dizer que quanto maior o ecrã, também maior o preço. Uma coisa é certa quanto maior o ecrã maior se torna a dimensão do computador portátil. Na base da sua decisão deve estar as suas necessidades, como deve ser sempre, para quê um ecrã grande se não vai trabalhar, por exemplo, com desenho técnico ou fotografia digital? Pense bem nisso antes de escolher.

* CrystalBrite, TruBrite, X-Black : O que são?
De certo que já viu nas características técnicas dos computadores portáteis a informação: Ecrã 15.4" CrystalBrite ou 15.4" TruBrite. Estes termos são sinónimos usados para definirem a tecnologia usada no ecrã, normalmente reflete-se no tipo de ecrã brilhante, actualmente muito em voga.

 

* Vantagens e Desvantagens:
Estes ecrãs são de facto muito mais apelativos pois as imagens aparecem mais definidas e com cores mais vivas, contudo se esta é a vantagem existe também a desvantagem do ecrã ser brilhante e de logicamente reflectir a luz presente, por exemplo, se estiver a usar numa sala com muita claridade poderá ter alguma dificuldade na visualização da imagem, visto que o ecrã vai reflectir. Poderá também provocar um maior cansaço visual.

 

 

7 - Placa Gráfica
Este é também um ponto importante, pois normalmente a placa gráfica colocada na configuração do computador poderá reflectir também o preço a pagar no final. Imagine o seguinte cenário: Quer um computador apenas para usar a internet e fazer uns trabalhos em aplicações Office. Então a placa gráfica é importante? Podemos dizer-lhe que não é o mais importante, de certo se estiver na dúvida entre um computador com uma placa gráfica nVidia ou ATi com memória dedicada e um computador com mais memória RAM então dizemos que para o tipo de aplicação que lhe vai dar opte pelo que têm mais memória RAM, as aplicações Office e o uso de internet não são das aplicações mais exigentes a nível gráfico.
Mas se por ventura pretende um computador para jogar também as últimas novidades então deverá investir (sim, porque certamente vai pagar um valor mais alto) num computador com uma gráfica nVidia (no mínimo GeForce 8400) ou ATI (no mínimo X2300) com pelo menos 128 MB de memória dedicada (memória própria da placa gráfica).

 

8 - Ligações Externas
Em qualquer computador, e hoje em dia tudo se liga a um computador, o número de portas e tipo de ligações é um factor importante. Lembre-se dos dispositivos que pretende ligar à sua porta USB, por exemplo: internet de banda larga, impressora, rato (dispensável), leitor de mp3, câmara fotográfica digital, etc...
Actualmente os fabricantes têm este tipo de ligações em conta e um computador deve ter, na nossa opinião, pelo menos 3 a 4 portas USB de forma a evitar o uso do Hub USB (um género de ficha tripla ou quadrupla para portas USB). O computador que optar por adquirir deverá ter também uma placa de rede (RJ45), leitor de cartões (que pode dispensar o uso da ligação via USB para a máquina fotográfica digital), e também uma porta Firewire (não é fundamental mas também não faz mal nenhum se tiver). Ligação Sem Fios : Bluetooth e Wi-Fi são hoje em dia imprescindíveis.

 

9 - Marca
As marcas que maior expressão têm no mercado são a HP, Toshiba, Sony Vaio e Asus. A Acer entre outras seguem as principais marcas que lideram o mercado.
O uso de uma determinada marca tem também o seu custo e certamente que o design está igualmente associado, assim como a assistência técnica (que iremos falar de seguida).
Marcas a evitar, embora representem um preço mais baixo: Acer e outras marcas ditas "brancas".

 

10 - Assistência
Falar de assistência técnica não é fácil, existem sempre queixas de A, B ou C e existem também aqueles que falam maravilhas de A, B ou C.
Vamos falar daqueles que melhor conhecemos, e que curiosamente, são lideres de mercado na venda de computadores portáteis : A Toshiba e HP.

Estas duas marcas distânciam-se também das outras pela sua excelente assistência técnica e possuem mesmo centros de assistência técnica e especializada sediadas em Portugal. O recurso à linha de apoio a cliente das marcas pode ser um excelente recurso para aqueles que têm dúvidas e que em determinados casos vêm resolvidos os seus problemas com um simples telefonema.

A ASUS, e que agradecemos desde já a notificação, possui igualmente assistência técnica em Portugal, nomeadamente em Viseu sendo que a marca realça o facto de possuir garantia internacional o que equivale a dizer que o computador comprado em Portugal pode ser assistido gratuitamente noutro pais onde a ASUS possua assistência técnica e representação.

O mesmo já não se pode dizer da Sony e Acer, em que o portátil tem de ser enviado para fora do país para reparação. Face a isto consideramos que estas duas marcas possuem uma assistência técnica de nivel mediano, pois a sua reparação passa pela saída do país o que pode de certa forma comprometer o tempo da reparação.

 

Deixamos ainda assim os contactos das assistências técnicas em Portugal:

HP: 808 201 492
Toshiba: 707 265 265
Acer: 808 300 033
Asus: 808 789 888
Sony Vaio: 808 201 174

 

Fonte: http://wintech.pt/guias/1262-

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas do Blog:

publicado às 17:21

footer

As publicações desta página são da inteira responsabilidade e autoria da FOS - Essência da Partilha - excepto quando referido o contrário. Não está autorizada a partilha de qualquer conteúdo, sem informação e autorização prévia por parte dos autores do Blog.



Contactos

Encontre abaixo os nossos contactos:

E-MAIL

formacao.ocupacional.seniores@gmail.com

TELEFONE

969 192 186 | 916 676 466 | 249 726 596 Vânia (Coordenadora FOS): 912 993 415

MORADA

Escola Primária do Cardal | Rua Miguel Torga, s/n - Cardal | 2260-517 Vila Nova da Barquinha

RUTIS

A FOS é membro da RUTIS desde 2013. Saiba mais sobre a RUTIS aqui: http://www.rutis.pt/


Deixe-nos uma mensagem

calendário

Fevereiro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Pesquisar

Pesquisar no Blog