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Dica Mensal de Segurança #8

por FOS, em 15.10.14

Ver televisão e usar o computador…

 

ADOTE UMA POSTURA CORRETA PARA EVITAR DORES NA COLUNA

 

Em condições normais, o nosso corpo pode fazer quase tudo. O aumento da idade leva naturalmente a uma diminuição de capacidades físicas e sensoriais. Pense na importância de manter estas capacidades durante o maior número de anos possível e esforce-se para se manter em forma, enganar o tempo e prolongar a sua juventude.

As estatísticas nacionais sobre as atividades de vida diária realizadas pela nossa população sénior, referem que as pessoas nestas faixas etárias, passam em média, mais de cinco horas diárias a ver televisão e que nos últimos anos houve um acréscimo de utilizadores do computador.

O número de horas diárias que cada pessoa passa a ver televisão ou a utilizar computador, a par de posturas inadequadas e uma vida sedentária, são fortes contributos para o aparecimento de dores de coluna e problemas posturais.

Sabemos também que posição das janelas e portas que deixam passar a luz natural bem como as dimensões do mobiliário entre outros, são alguns dos aspetos que concorrem para a exposição ao risco de adoção de posturas incorretas, ainda assim, podemos sempre adaptar as condições do espaço (sala, escritório, quarto…) e criarmos condições mínimas conforto e bem-estar.

Preocupo-me com o meu bem-estar e conforto? Escolho cuidadosamente a cadeira ou sofá que utilizo? Será que a minha postura corporal é a mais adequada para ver televisão?

 

 

Existem vários fatores que podem contribuir para uma melhoria das condições conforto, bem-estar e saúde de cada pessoa, nomeadamente:

  • Estado de saúde da visão individual;
  • Dimensões e tipo de ecrã da televisão ou computador;
  • Dimensões do espaço, tipo de mobiliário e localização dos ecrãs nesse espaço;
  • Iluminação natural e artificial do espaço;
  • Posturas corporais adotadas por cada pessoa;

Para que pessoa possa disfrutar dos momentos em que vê televisão, é necessário associar a qualidade da iluminação existe no compartimento, com as capacidades de visão individual.

A distância que a pessoa se senta para ver televisão deverá ser sensivelmente 5 vezes a diagonal maior do ecrã, daí a importância da relação das dimensões do equipamento e do compartimento.

A colocação do ecrã no espaço físico deverá permitir a distância atrás referida, um ângulo de visão frontal e evitar os reflexos no ecrã da luz natural ou iluminação direta das lâmpadas.

Primeiramente deve optar-se pela iluminação natural e quando esta não for suficiente, ser complementada pela iluminação artificial. A luminosidade deve permitir a visão das cores e formas dos objetos que nos rodeiam e os contrastes evitando assim os efeitos distorcidos na perceção visual.

Uma “postura Correta” significa adotar a posição física indicada como a mais adequada a ser mantida pela pessoa em situações específicas (deitado, sentado, em pé, em movimento, etc.). O fato de o ser humano manter habitualmente uma postura correta ajuda a garantir a saúde do sistema músculo-esquelético. A postura correta contribui para que a coluna vertebral, que é o eixo central do corpo, se mantenha saudável, sem desvios.

As principais consequências (entre outras) de posturas desajustadas e de permanecer muitas horas em frente de um ecrã sem fazer pausas, são:

  • Cansaço visual, visão dupla, dores de cabeça e tensão nervosa;
  • Dores musculares, principalmente nas áreas do pescoço, coluna, braços;
  • Sensação de rigidez muscular, fadiga e cansaço;
  • Sensação de dormência e formigamento muscular;
  • Ocorrência de deformação física e lesões músculo-esqueléticas.

 

ALGUMAS DICAS DE SEGURANÇA NO USO DE ECRÃS

A tendência para relaxar no que diz respeito à postura é grande e a vontade de a corrigir por vezes é pequena, dá trabalho e às vezes até cansa e dói. Quando sentir uma dor evite a tendência, de adotar posições que irão colocar em esforço outros pontos do corpo.

Ver televisão

  • Coloque o ecrã à altura dos seus olhos, para não esforçar o pescoço. Inicialmente poderá ter de fazer um esforço consciente para melhorar a sua postura corporal, mas depois habitua-se e isso acontecer-lhe-á naturalmente.
  • Na posição sentada, a coluna deve estar totalmente apoiada no encosto da cadeira ou sofá, com a cabeça alinhada ao tronco, evitando desvios posturais.
  • Se estiver sentado num sofá ou cadeira colocados ao lado da TV, evite girar o tronco para olhar para o ecrã, mude a sua posição, de forma que sua coluna e a visão fique o mais alinhado possível com a TV (posição frontal).
  • Coloque-se a uma distância que lhe possibilite uma visualização confortável das imagens (sensivelmente 5 vezes a diagonal do ecrã);
  • Se prefere ver TV deitado, evite a posição de bruços, coloque-se de lado com uma almofada sob o pescoço de modo a manter a cabeça alinhada com o tronco (não coloque a cabeça apoiada no braço do sofá) e dobre os as pernas pelos joelhos usando uma almofada entre eles.
  • Mantenha sempre uma luz acesa enquanto vê TV, para facilitar a sensibilidade aos contrastes e cores das imagens e a interação com o ambiente físico envolvente.

 

Usar o computador

  • Quando usar o computador tenha o cuidado de se sentar utilizando todo o assento da cadeira, apoie as costas, os seus pés devem estar assentes no chão e os braços e os ombros não podem estar em esforço.
  • Coloque o ecrã à altura dos seus olhos, evite passar muitas horas seguidas parado em frente do computador, intercale esta tarefa com outras e procure fazer pausas de 10 minutos por cada hora.

 

 

  • Para descomprimir e diminuir a tensão muscular na região cervical (pescoço-ombros), faça pequenos exercícios de rotação com os ombros e flexione a zona do pescoço suavemente para a frente e lateralmente (mas evite rodá-lo),

 

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