Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Sugestão Culinária #13

por FOS, em 12.12.14

Opções para a Ceia de Natal

 

Está a chegar uma época importante para reunir a Família e por isso aqui fiam receitas fáceis e saborosas, para que possa preparar a sua Ceia de Natal e deixar sua Família com água na boca. Aproveite!

entradatexto.png

Entradas

 

Casquinha de Camarão com Mostarda

 

casquinhadecamarao.jpg

Para 4 porções:

500 gr de camarão, sete barbas 3 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 1 litro de creme de leite fresco, 1 colher (sopa) de mostarda, 1 unidade de cebola picada, sal à vontade salsinha à vontade, parmesão à vontade.   Prepare um bechamel bem grosso com o creme de leite, uma colher de manteiga e a farinha. Corrije o sal. Aquece as 2 colheres de manteiga restantes. Refogue a cebola. Adicione os camarões descascados. Refogue por 5 minutos. Adicione a mostarda Corrija o sal. Adicione o bechamel e misture bem. Cozinhe até engrossar. Adicione a salsinha. Deixe arrefecer. Recheie as casquinhas. Polvilhe com parmesão. Gratine e sirva!

 

Prato Principal

 

Lombo ao Molho de Nozes

 

lombo.jpg

Para 15 porções:

1 1/2 kg de lombo de porco, sal à vontade, pimenta-do-reino branca à vontade, 2 colheres (sopa) de azeite, 1 unidade de cebola ralada, 2 dentes de alho amassados.

Molho:

1 colher (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 1/2 chávena (chá) de caldo de carne, 1/2 chávena (chá) de creme de leite, 2 colheres (sopa) de salsinha picada, 1/2 chávena (chá) de nozes picada. Tempere o lombo com o sal, a pimenta, o azeite, a cebola e o alho. Deixe tomar gosto no mínimo por 12 horas. Retire do tempero, coloque no pirex. Cubra com papel manteiga e leve ao micro-ondas por 45 minutos na potência média (60). Vire-o na metade do tempo e pincele. Retire do micro-ondas, envolva em papel alumínio e aguarde 20 minutos em tempo de espera.

Molho:

Coloque a manteiga no pirex e leve ao micro-ondas por 30 segundos na potência alta. Junte a farinha, mexendo bem. Adicione o caldo de carne e volte ao micro-ondas por 2 a 3 minutos na potência alta, mexendo a cada minuto. Junte o creme de leite, a salsinha e as nozes. Sirva sobre o lombo ou numa tacinha à parte.

 

Peru ao Madeira

perumadeira.jpg

Para 25 porções:

1 peru,  120 ml de sumo de limão, 1 copo de vinho madeira, 4 dentes de alho amassados, 1 chávena (chá) de salsinha picada, 1/2 chávena (chá) de cebolinha verde picada, 5 folhas de sálvia, sal à vontade, pimenta-do-reino branca à vontade.

Molho:

1 chávena (chá) de água, 2 colheres (chá) de amido de milho.

Montagem:

3 colheres (sopa) de manteiga para untar papel alumínio, fios de ovos para decorar, cereja para decorar.   Lave bem o peru. Tempere com todos os temperos e deixe descansar 24 horas, no frigorífico. Coe a vinha d'alhos. Faça corte profundos na carne, sob a pele, e enfie neles, os temperos verdes que ficaram na vinha d'alhos.

Molho:

Depois que retirar o peru da assadeira, coloque nessa um pouco de água e amido de milho, levando à boca do fogão para engrossar o molho, mexendo bem para retirar o sabor da carne que fica na assadeira.

Montagem:

Besunte-o todo com manteiga, coloque numa assadeira. Despeje a vinha d'alhos coada na assadeira, também. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido. Deixe-o coberto por cerca de duas horas, retirando-o na metade do tempo para molhar com o caldo da assadeira. Depois de duas horas, retire o papel alumínio e deixe que doure bem, sempre regando com o próprio caldo. Não deixe que esse caldo seque todo. Se necessário, junte mais água e vinho. Quando estiver assado, retire da assadeira.

Decore o peru, já assado, com fios de ovos e cerejas.

Sirva com o molho, farofa e purê de mandioquinha ou de castanhas.

Dica: Se for usar o peru temperado, não coloque sal no tempero.

 

Acompanhamentos

 

Salpicão de Frango com Uva passa

salpicao.jpg

Para 6 porções:

2 unidades de filé de frango cozido e desfiado, salsinha à vontade, uva passa branca à vontade, limão à vontade, 2 unidades de maçã em cubos médios, 2 unidades de cebola picada, 1 unidade de pimentão vermelho em tiras, 1 unidade de pimentão verde em tiras, 2 unidades de cenoura ralada, 1 talo de salsão em tiras, azeite à vontade, sal à vontade, maionese à vontade, batata palha à vontade. Os ingredientes são crus, menos o frango.

Misture todos os ingredientes, menos a batata palha.

Deixe no frigorífico até a hora de servir.

Na hora de servir coloque batata palha por cima ou em volta do salpicão.

 

Risoto de Alho-poró e Cogumelos Frescos

risoto.jpg

Para 6 porções:

4 colheres (sopa) de cebola picada, 4 colheres (sopa) de azeite, 60 ml de vinho branco, 2 chávenas (chá) de arroz, 6 chávenas (chá) de caldo de legumes quente, 4 colheres (sopa) de manteiga gelada, 1 chávena (chá) de parmesão ralado grosso, sal à vontade, 50 gr de alho, 100 gr de champignon fresco em fatias. Refogue a cebola picada no azeite. Quando estiver translúcida, acrescente o arroz e refogue, para que os grãos possam absorver toda a gordura. Acrescente o vinho branco e refogue mais um pouco. Despeje, então, 1/3 do caldo reservado, baixe o fogo e deixe cozinhar em panela sem tampa. Quando estiver quase seco, acrescente a metade do caldo restante. Mexa algumas vezes, para não pegar no fundo da panela. Quando estiver quase seco novamente, acrescente o restante do caldo e mexa um pouco mais. Quando finalmente estiver quase seco de novo, retire a panela do lume e do calor, acrescente a manteiga gelada, o alho, o champignon fresco fatiado e o parmesão fresco. Mexa vigorosamente, tomando apenas o cuidado de não quebrar os grãos. Sirva imediatamente.

ATENÇÃO: o risoto NÃO é arroz empapado. São grãos inteiros, ligados por um creme que se forma durante o cozimento e ligado com a manteiga e o queijo (2 ingredientes necessários para a preparação da maioria dos risotos).

 

Farofa de Castanhas Portuguesas

farofa.jpgPara 8 porções:

Uma farofa portuguesa, com certeza! Adocicada é ideal para acompanhar receitas de aves em geral! 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 unidade de cebola picada, 250 gr de moela de frango  cozida, 30 unidades de castanha portuguesa picada, 10 unidades de nozes picada, 1 chávena (chá) de farinha de mandioca crua, sal à vontade, salsinha picada à vontade. Coloque numa panela ou frigideira alta a manteiga. Deixe aquecer e junte os miúdos picados. Quando começarem a tomar cor, junte a cebola e refogue até que fique transparente. Continue a refogar e junte as nozes picadas. Refogue por um minuto ou dois e acrescente as castanhas. Mexa bem, junte a farinha de mandioca em quantidade suficiente para soltar os ingredientes. Tempere com sal. Não tenha medo de colocar sal, pois o sabor doce está nas castanhas.

Junte a salsinha picada finamente e desligue o lume.

 

Sobremesa

 

Ganache de Chocolate ao Maracujá

ganache.jpg

Para 4 porções:

250 gr de chocolate meio amargo, 150 ml de creme de leite fresco, 1 unidade de maracujá, 4 colheres (sopa) de açúcar, 1/2 chávena (chá) de água. Derreta o chocolate em banho maria e acrescente o creme de leite, misturando até que fique homogêneo. Divida em quatro taças e reserve no frigorífico por pelo menos 2 horas.

Na hora de servir, em uma panela, combine a água, açúcar e a polpa do maracujá. Se desejar, coloque mais açúcar. Deixe cozinhar em lume baixo e não mexa demais, para não endurecer.

Assim que obter uma calda grossa, desligue o lume, deixe amornar e divida a calda, colocando por cima das taças geladas.

Sirva imediatamente.

 

Rabanada

rabanada.jpg

Para 4 porções:

Apesar de ser uma receita típica de festas de final de ano, a rabanada pode ser saboreada em qualquer época, e esta receita é maravilhosa! 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite, 3 ovos, 4 pães francês em fatias, açúcar à vontade, canela-da-china em pó à vontade.   Misture o leite condensado e o leite. Bata com o garfo os ovos. Aqueça uma frigideira com óleo, mas não deixe ficar muito quente. Passe bem as fatias de pão na mistura de leite e depois nos ovos batidos. Frite até dourar de ambos os lados. Passe no açúcar com canela.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas do Blog:

publicado às 12:08

footer

As publicações desta página são da inteira responsabilidade e autoria da FOS - Essência da Partilha - excepto quando referido o contrário. Não está autorizada a partilha de qualquer conteúdo, sem informação e autorização prévia por parte dos autores do Blog.



Contactos

Encontre abaixo os nossos contactos:

E-MAIL

formacao.ocupacional.seniores@gmail.com

TELEFONE

969 192 186 | 916 676 466 | 249 726 596 Vânia (Coordenadora FOS): 912 993 415

MORADA

Escola Primária do Cardal | Rua Miguel Torga, s/n - Cardal | 2260-517 Vila Nova da Barquinha

RUTIS

A FOS é membro da RUTIS desde 2013. Saiba mais sobre a RUTIS aqui: http://www.rutis.pt/


Deixe-nos uma mensagem

calendário

Dezembro 2014

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Pesquisar

Pesquisar no Blog