Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Sugestão Culinária #10

por FOS, em 26.09.14

Alimentação na 3ª idade – Dicas para promover a qualidade de vida de nossos Séniores

 

  

                   

Envelhecer numa Sociedade como a nossa, em que a beleza estética e o vigor físico são super valorizados, é um processo sofrido. Convencionou-se que a 3ª idade começa aos 65 anos, mas existem fatores que podem influenciar no processo de envelhecimento, entre eles a alimentação.

Portanto a alimentação consciente é importante em qualquer idade, mas no caso do idoso é fundamental tomar medidas quanto ao tipo de alimento a ser oferecido e também desenvolver ações que garantam seu bem estar. Uma relação baseada em carinho reflete numa boa qualidade de Vida, perceber as suas carências, os seus medos, as suas necessidades.

 

 

Ter companhia na hora das refeições contribui para que haja mais cuidado com o tipo de alimento consumido e que o idoso se alimente de maneira adequada tanto em qualidade, quanto em quantidade. Sentar-se à mesa confortavelmente, em companhia de outras pessoas, sejam elas da família, amigos ou cuidador, proporciona prazer, abre o apetite, massageia a auto-estima. Claro que com essa vida agitada que levamos nem sempre conseguimos manter esse vínculo em todas as refeições do dia. Mas podemos reservar alguns horários onde todos, ou a maioria da família esteja reunida, incluindo nosso idoso no convívio familiar. Ele se sentirá prestigiado, querido e útil.       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Alimentação Saudável para pessoas idosas

 

Esse cardápio além de saudável deve ser atrativo. Precisa despertar a vontade de comer. Conseguimos isso variando a maneira de servir os alimentos, brincando com texturas, cores, sabores, evitando a monotonia alimentar.

 

 

 

 

 

 

 

 


A mesa deve estar posta de maneira bonita, mas simplificada, criando contrastes entre talheres, prato e toalha, facilitando a identificação dos utensílios. Dar autonomia ao idoso é importante, principalmente se houver limitação de visão ou na coordenação motora.

O sal geralmente passa a ter seu uso reduzido. Para não deixar a comida insípida, sem gosto, podemos abusar de outros temperos mais saudáveis como o cheiro verde, a cebola, o alho e as ervas aromáticas, criando novos sabores, despertando sensações.

 

São necessárias 5 refeições ao dia: pequeno almoço, almoço, jantar mais 2 lanches. Escolha alimentos saudáveis, dê preferência aos Orgânicos e não industrializados. Os alimentos devem ser cortados em pedaços menores e se houver dificuldade de mastigação, picar, ralar, amassar, desfiar ou bater no liquidificador. Para cozinhar, azeite extra virgem, no caso do óleo, prefira o de girassol, não sujeito às sementes transgênicas.

Frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais e fibras, portanto devem ser a base de todas as refeições e lanches, evitando com isso, entre outras coisas a prisão de ventre. Valorize o sabor natural dos alimentos e das bebidas evitando ou reduzindo o açúcar.

 

 

 

 

Prefira bolos, pães e biscoitos preparados em casa, que são ótimas opções para lanches. Caso não seja possível leia sempre os rótulos: escolha os tipos e as marcas com menores quantidades de aditivos químicos, gordura total, gordura saturada, gordura trans e sódio. Atenção: biscoitos de água ou cream crackers parecem inofensivos, mas são ricos em sódio e gordura vegetal.

O idoso precisa ser avisado sobre a necessidade de se hidratar. Tomar líquidos devagar, gole por gole, seja água, sumos ou vitaminas. Devemos lembrá-los que isso faz bem ao organismo facilitando o funcionamento dos intestinos e a hidratação do corpo como um todo. Facilitar o acesso ao filtro é um fator importante. No caso de sumos prefira os feitos na hora ou orgânicos.

Torne sua vida mais saudável, caminhar, dançar, brincar com as crianças, fazer alguns exercícios leves, apanhar sol pela manhã, e muita, muita conversa. Peça que ele conte coisas, comente sobre o que acontece no Mundo, relembre, dê atividade ao seu cérebro. Tudo isso é Vida.

 

 

Um mingau (papa), é uma boa alternativa para o pequeno almoço ou lanche da tarde, pois alimenta e têm nutrientes. Mas nada sem graça, incremente com frutas secas como ameixas, passas, damascos, mel, geléia e não esqueça uma canelinha para aquecer o coração.

 

 

 

Mingau (papa) de Aveia:

Ingredientes:

  • 1 copo de leite fresco
  • 3 colheres de sopa de aveia
  • 1      colher de sopa de açúcar orgânico ou rapadura ralada

 

Como  preparar:


Leve ao lume alto, mexa por cerca de cinco minutinhos ou até o mingau engrossar. Retire do lume e sirva quente
A aveia é um bom complemento para as refeições. Banana amassada com aveia é bem gostoso. Bata aveia no liquidificador com sumos, vitaminas de frutas e sopas.

No feijão cozinhe com beterraba, cenoura e chuchu. Os nutrientes ficam no caldo que, além disso, ganha uma linda cor. Na hora de servir retire os legumes e faça uma sopa com eles. Falando em legumes, aproveite a água usada para cozinhá-los para fazer sopas ou cozinhar o arroz, nela ficam retidos muitos nutrientes como vitaminas e minerais.

 

Mingau de Milho

Ingredientes

  • 2      espigas de milho orgânicas e maduras
  • 2      colheres (sopa) de açúcar orgânico ou rapadura raladinha
  • 1 pitada de sal marinho
  • Cravo e canela a gosto
  • Leite fresco a gosto

 

Como preparar:


Descasque os milhos, retire os grãos e bata no liquidificador com água. Passe na peneira. Coloque cravo, canela, açúcar e uma pitada de sal. Leve ao lume. Quando engrossar, ponha leite até chegar à consistência preferida.

 

 

 

Arroz divertido

Faça o arroz normalmente. Pegue 1 cenoura, algumas vagens e ½ pimentão e corte tudo em pedacinhos bem pequenos. Refogue no azeite e misture ao arroz. Se preferir faça com arroz integral orgânico. Fica bonito, saudável e gostoso. Se quiser salpique queijo ralado na hora por cima. Falando em arroz, arroz doce também é muito bom para servir como lanche ou sobremesa.

 

Gelatina de Frutas

 

Ingredientes:

  • 1 e ½      envelope de gelatina em pó incolor e sem sabor
  • 1 litro      do sumo orgânico de sua preferência
  • Sumo de ½ limão
  • 2      colheres (sopa) de uva passa preta

 

Como preparar:


Dissolva a gelatina conforme mandam as instruções da embalagem. Misture o sumo de fruta, o sumo de limão e a gelatina dissolvida. Acrescente as passas coloque em forminhas individuais. Leve ao frio até ficar bem firme.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas do Blog:

publicado às 17:54

footer

As publicações desta página são da inteira responsabilidade e autoria da FOS - Essência da Partilha - excepto quando referido o contrário. Não está autorizada a partilha de qualquer conteúdo, sem informação e autorização prévia por parte dos autores do Blog.



Contactos

Encontre abaixo os nossos contactos:

E-MAIL

formacao.ocupacional.seniores@gmail.com

TELEFONE

969 192 186 (Escola) | Vânia (Coordenadora FOS): 912 993 415

MORADA

Escola Primária do Cardal | Rua Miguel Torga, s/n - Cardal | 2260-517 Vila Nova da Barquinha


Deixe-nos uma mensagem

calendário

Setembro 2014

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Pesquisar

Pesquisar no Blog